Abas e sub Abas

 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Visitando a Ilha da Madeira


Ilha da Madeira

Nada melhor para recordar bons momentos que ver algumas fotos... recordei uma das viagens que tive oportunidade de fazer,a convite de uns amigos, madeirences...o que nos valeu,visitar e ficar a conhecer  a Ilha da Madeira, muito bem tendo o privilégio de ir aos mais remotos locais, que normalmente não temos oportunidade se vamos sozinhos.

O Arquipélago da Madeira é um destino turístico por excelência que se orgulha de ter um vasto património natural e cultural.

È uma ilha perfumada, e colorida...tem lugares inesquecíveis, que vale a pena visitar. Aconselho um passeio pelas zonas rurais, onde poderá desfrutar de uma magnífica vista sobre o mar e a montanha e seus maravilhosos jardins onde despontam flores ao longo de todo o ano, e no meio as plantações de bananas...




Ao visitar a capital da ilha, o Funchal, onde existem imensos monumentos arquitectónicos de diferentes épocas e estilos, nomeadamente Conventos, Igrejas, Capelas, Fortes, Moinhos, Fontes e Fontanário de grande importância cultural e social, não deixe de tomar uma cervejinha no famoso barco dos Beatles...no porto e de fazer compras nas diversas lojinhas com adereços alusivos aos diversos aspectos da cultura madeirense.
o Funchal visitámos o mercado dos Lavradores, onde se encontra flores lindissimas e frutas tropicais deliciosas, que dificilmente encontramos em Portugal Continente) e pode ainda (como eu) matar saudades da minha infância por terras de África ( Angola e Moçambique) e chupar cana de açucar


Prove a deliciosa Poncha, num local típico cheio de amendoins pelo chão...( é propositado as cascas deitam-se mesmo para o chão) ou delicie-se com o famoso bolo do caco, com a tradicional espetada, de pau de loureiro com frango grelhado ou com uma sandes de carne vinho e alhos ou o bolo de

Para além destes sítios, existe uma grande quantidade ilhéus, picos e miradouros, a partir dos quais poderá desfrutar de magníficas paisagens de cortar a respiração.




E se tiver oportunidade suba no teleférico e desça nas carripanas tipicas desta ilha....é colossal....


Outras das atracções da ilha são as belas praias de calhau e areia, as piscinas, uma delas praia do Machico,praia de areia amarela, pois a areia veio importada de Marrocos, e na parte que não tem areia tem pedras. Na parte de pedras as pessoas levam uma esteira de praia de madeira para deitar-se.




E a outra também lindissíma a praia de Porto Moniz situada na zona norte da maravilhosa Ilha da Madeira, constituindo mesmo uma das mais antigas localidades do norte da ilha, famosa pelas suas piscinas naturais, onde pode apreciar quando está nevoeiro, uma cupula sobre a piscina que o transporta a uma outra dimensão...

Aqui pode apreciar a intervenção da natureza e do Homem.


Força essa que nos ultimo ano tem também devastado um pouco esta ilha...com coisas tão típicas como Santana, agora cidade e sede de concelho, que deve o seu nome a uma capela Santa Ana e deverá ser das zonas turísticas mais emblemáticas da ilha da Madeira a nível turístico. Tudo porque as casas onde as pessoas viviam, em maior número, noutros tempos, acabaram por resultar num cartaz por excelência do destino. São casas em triângulo e cobertas de palha.


O Centro de Vulcanologia situa-se em São Vicente, uma encantadora vila da costa norte da Madeira, no fundo do vale onde se iniciou a formação da ilha.

Este centro consegue combinar cultura e educação com lazer e entretenimento através de projecções audiovisuais que recriam erupções vulcânicas e o ‘nascimento’ de uma ilha. Aqui também pode visitar as famosas Grutas de São Vicente (que já existiam e que foram incluídas no Centro de Vulcanologia) e passear pelos bonitos jardins plantados com flora da ilha da Madeira.
È uma ilha pequena, mas que vale a pena visitar...e se tiver oportunidade, e tempo pode ainda apanhar o barco, e atravessar para o outro lado....a ilha de Porto Santo....mas isso fica para outro dia....no blogggggggggggggg

Beijossss